Com base em um levantamento socioeconômico das crianças e adolescentes que participam de escolinhas de futebol mantidas com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, a Prefeitura de Cuiabá desenvolverá ações pedagógicas de prevenção ao uso de entorpecentes.
Iniciada em março deste ano, a pesquisa foi realizada em parceria com duas universidades particulares da Capital. Cerca de 300 alunos foram ouvidos em seis espaços esportivos. O objetivo da pesquisa era traçar informações relacionadas ao convívio familiar, renda, escolaridade e consumo de bebidas ou drogas.
“Percebemos que nestes lugares o nível de escolaridade é baixo e as crianças anseiam por orientações relacionadas à educação sexual e prevenção ao uso de drogas. Nos próximos meses pretendemos realizar palestras, oficinas e campanhas que possam contribuir na vida destes alunos”, explicou Francismary Amorim, uma das assistentes sociais que participou do processo.
O projeto visa promover uma política municipal de esporte e recebeu o nome de “Trabalho Social com Crianças e Adolescentes no Esporte: Promovendo Cidadania”. A iniciativa atenderá alunos de escolinhas esportivas nos bairros CPA I, CPA III, Quilombo, Tijucal, Santa Laura e Pedregal.
“A compensação disso tudo é ver a alegria da criançada que, através do esporte descobre formas de disciplina e sonha com um futuro no futebol. O nosso desafio é desencadear novas ações, entender e compreender que mesmo com as limitações é possível fazer mais por eles”, concluiu o secretário municipal de Esportes, Cidadania e Juventude, Carlos Klaus.