A Prefeitura de Cuiabá vai traçar um plano preventivo de ação para desenvolver no período das chuvas. Os trabalhos, coordenados pela Secretaria de Defesa e Cidadania, através da Coordenadoria de Defesa Civil, serão definidos em reunião nesta quinta-feira (28), a partir das 14h30.
“Chuva sim! Pesadelo não!” é o tema do plano preventivo de ação que será desenvolvido na Capital do Estado com o intuito de evitar transtornos aos moradores das áreas de risco. Em 2005, o período das chuvas apresentou um saldo de 160 ocorrências. Cerca de 80 famílias ficaram desabrigadas entre fevereiro e março de 2005.
Conforme o secretário de Defesa e Cidadania de Cuiabá, Ricardo Siqueira da Costa, atualmente existem aproximadamente 3.500 famílias vivendo em área de risco ou área verde na Capital. “Apesar dos esforços da Prefeitura, o quadro ainda é crítico, o que exige a adoção de medidas de manutenção preventiva e educativa que evitem transformar o período num verdadeiro pesadelo”.
Entre as ações do plano preventivo de ação estão, por exemplo, a identificação das áreas de risco, remoção de moradores, isolamento das áreas desocupadas, limpeza de bocas-de-lobo, desobstrução dos canais e córregos, remoção de lixo e entulhos, entre outros.
O plano de ação terá a participação direta das administrações regionais: Norte, Sul, Leste e Oeste e será dividido em duas metodologias: ações de prevenção e educação, e ações de manutenção e prevenção. A reunião para definir o início dos trabalhos acontece hoje, às 14h30m, na sede da Secretaria de Defesa e Cidadania.