Perto de uma década sem a segurança da titularidade dos seus lotes, os primeiros 1.090 moradores do bairro Altos da Serra, no setor Norte da Capital, receberam das mãos do prefeito Wilson Santos, que estava acompanhado do presidente da Agência Municipal de Habitação, Júlio Pinheiro, a posse definitiva dos seus lotes. Agora, só falta formalidades, como encaminhamentos cartoriais e outros procedimentos para que em menos de uma semana a materialização completa de um sonho de toda aquela comunidade seja uma realidade.
A solenidade, concorrida e com mais de 600 pessoas, aconteceu na sede da Associação Comunitária do bairro, e foi prestigiada também por lideranças locais e do Três Barras, 1º de Março, Dr. Fábio etc, cujos bairros estão, igualmente, inseridos no programa de regularização fundiária urbano que a Prefeitura de Cuiabá está desenvolvendo e, que prevê até janeiro do ano que vem, a entrega de mais 5.000 títulos definitivos de áreas (lotes) para os moradores. “É o fim de um pesadelo e um sonho realizado ao mesmo tempo”, disse Gloria Souza Santana, mãe de quatro filhos, viúva, que há nove anos esperava pelo benefício.
O prefeito Wilson Santos lembrou o tempo em que era deputado vereador e deputado estadual, quando “vi nascer todos este bairro e outros desta região, lutando junto com os moradores para garantir moradia. Hoje me sinto orgulhoso porque como prefeito posso lhes entregar a posse definitiva do seus lares. Começamos juntos esta luta e agora concluo um trabalho que operamos com muitos dos que estão aqui”, disse o prefeito.
O Projeto de regularização fundiária, beneficiando moradores que há anos não escritura de suas propriedades é um dos compromissos da atual administração, que, por outro lado, está trabalhando para entrega de moradias populares, como o núcleo Milton Figueiredo, que a prefeitura entrega no mês de novembro. “A nossa preocupação com a moradia está mostrada, não apenas nas ações que o governo municipal faz. Criamos uma agência, com status de Secretaria Municipal, para tratar desse setor com maior atenção e carinho”, declarou Wilson Santos.
Além do prefeito e do presidente da Agência Municipal de Habitação, participaram do evento o presidente da Associação Comunitária do Altos da Serra, José Primo, a vice-presidente da comunidade, Elides Guimarães, Ana Silva, coordenadora do projeto Siminina do Jardim Leblon, Francisco [Chico] Leblon, da administração Regional Oeste.