Cerca de 30 funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde estão desde às 7h, no cruzamento da Avenida Júlio Campos, esquina com Avenida das Sibipirunas, realizando uma “blitz de conscientização”.
O motivo dessa mobilização é que hoje, segunda-feira, 24, é o “dia Mundial de Combate a Tuberculose”. Doença grave, transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões.
Os materiais usados pelas equipes da Prefeitura são: faixas, cartazes, folder e adesivos, todos trazendo frases de luta contra a doença, formas de contágio e sintomas.
“A gente sabe que a tuberculose é uma doença grave, mas confesso que não sabia quais eram os sintomas. Ela é bem fácil de ser confundida com uma gripe” afirmou Karen de Paula, comerciante.
Desde o início desta semana a Prefeitura Municipal de Sinop está desenvolvendo ações de conscientização e prevenção a tuberculose. Uma série de palestras sobre os sintomas e tratamento da doença estão acontecendo nos Postos de Saúde da Família, além da mobilização nos bairros através dos agentes de saúde da família.
“O objetivo da Campanha é atingir pelo menos a metade da população sinopense, e chamar a atenção para essa doença que pode levar a morte” destacou a coordenadora do Programa de combate a hanseníase e tuberculose da SMS, Jussara Wolhmuth.
A blitz será encerrada logo mais às 9h e retomada às 15h e segue até às 17h.
Em Sinop as constantes campanhas orientativas têm diminuído significativamente o número de casos de tuberculose. Em 2007 foram registrados 18 e em 2008, três casos da doença.