A Prefeitura de Cuiabá padronizará os serviços dos vendedores ambulantes de alimentos que atuam no Centro de Cuiabá. Eles deverão utilizar crachá de identificação, jaleco e barracas personalizadas contendo reservatório de água e pia para higienização, conforme determinação da Vigilância Sanitária.
A adequação recebeu o nome de “Alimento Legal” e, nos próximos 30 dias, a Prefeitura disponibilizará os crachás e jalecos personalizados para 149 vendedores, que terão mais 60 dias para se adaptar.
A padronização inclui também documentação, criação de CNPJ e capacitação para manipulação de alimentos, que será realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Os vendedores de alimentos estão distribuídos em 62 pontos, entre praças e calçadões, e atuam em sistema de rodízio. Em cada local trabalharão até quatro vendedores por turno.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Domingos Sávio, a medida facilitará a identificação dos vendedores regulares, além de trazer segurança à população.
“A adequação promove a inclusão social desses vendedores com condições dignas de trabalho. Na verdade, eles se tornarão microempreendedores e a população será beneficiada ao consumir um alimento manuseado corretamente”, disse o secretário.
Os ambulantes que tiverem dificuldades financeiras para padronizar as barracas contarão com uma linha de crédito em um banco privado. Os vendedores que não estiverem devidamente licenciados serão retirados do local.