A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano(SMASDH), está intensificando as atividades do Programa Asef (Ação Sócio Educativa de Apoio à Família) no município.
Na manhã desta quinta-feira(31), as 30 gerentes de creches municipais e dos cinco CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) participaram de capacitação para a aplicação do Programa.
Durante o evento, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), a diretora de Políticas Sociais da SMASDH, Elô Fontes, destacou os objetivos e atividades do Programa.
Em Cuiabá, lembrou Elô Fontes, desde o início do ano a Prefeitura vem oferecendo uma série de cursos profissionalizantes dentro do Asef. Na parte de capacitação, primeira etapa do programa, a meta do município, assinalou ela, é preparar 4 mil pessoas, jovens e adultos de ambos os sexos, para o mercado de trabalho.
Entre as profissões oferecidas às famílias estão: Embelezamento de Cabelo, Manicure, Corte e Costura, Técnica em Floricultura, Organização de Eventos, Pintura em Parede, Técnica de Vendas, Telemarketing, Fabricação de Pães, Porteiro de Hotel e Edifício e Eletricista Instalador.
Esses e outros cursos estão sendo ministrados pela Fundetec, fundação ligada ao Centro Federal de Educação Tecnológica(Cefet), com quem o município firmou convênio. O publico alvo são as famílias das crianças atendidas nas creches públicas e inscritas em programas de transferência de renda como Bolsa Família e Peti, e de prevenção como Siminina, Agente Jovem e Pro-jovem.
A segunda etapa, que começou com essa capacitação, incluí palestras e oficinas para os pais individualmente e também junto com seus filhos. Entre os temas a serem abordados para os pais estão: Desenvolvimento Infantil e Competências Familiares, Participação Cidadã em Ambiente Saudável, Valores e Auto-Estima. Já com os filhos serão trabalhados temas como: Resgatando Brincadeiras Infantis, Brinque Cantado e Contado(versos e poesias) Brincando de Faz de Conta e Confecção de Personagens .
Nessa segunda etapa do Asef, explicou Suely Nobre, da coordenação do programa, a meta é trabalhar com 7 mil pessoas, entre mães, pais e filhos.
A pedagoga Suzi Costa, especialista em Educação Infantil, está assessorando a SMASDH nesse trabalho.
Durante a capitação, Suzi Costa, ressaltou a importância de integrar as crianças e seus pais durante as atividades. “Essa é uma ação importante para unir pais e filhos que vivem em situação de vulnerabilidade social,” avaliou a especialista.
Para melhorar a qualidade das atividades nas creches e CRAS, a coordenação do Asef propôs que cada creche e CRAS indicasse um mutiplicador ou articulador para a Asef. Esse articulador faria todas as capacitações e treinamentos propostos e repassaria esses conhecimentos para os demais membros das unidades. O articulador também deverá mobilizar a comunidade para os eventos e atividades que serão realizadas e também cobrar a presença da família.