Em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso e Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, a Prefeitura de Cuiabá reforçou o interesse em fomentar o turismo e estreitar a relação entre os países.
O encontro aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Turismo. Na ocasião, foram discutidas propostas como a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon e inclusão de voos com rota alternativa para o Peru.
Também foram propostas a realização do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, em Cuiabá e uma futura parceria entre Estado e Município, para a montagem da Arena Cultural e Fórum de Turismo. Ambos estão previstos para o segundo semestre de 2015.
“Esta é a primeira vez depois da Copa do Mundo que recebemos uma comitiva internacional. O turismo só tem a ganhar com as parcerias e principalmente com a divulgação para outros países”, disse o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Jefferson Preza.
A especialista de Mercado da Prom Perú, Araceli Carpio ressaltou a receptividade de Cuiabá e lembrou que pontos turísticos como Chapada dos Guimarães e Pantanal devem ser mais explorados.
“Temos várias intenções de fortalecimento neste sentido. A princípio queremos realizar um Fantur, para que jornalistas e agentes de viagens do Peru conheçam estas localidades e as divulguem como rota turística naquele país”, comentou.
De acordo com o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Luiz Carlo Nigro, o Estado tem como missão alavancar o setor turístico. “Uma das recomendações do governador Pedro Taques é para trabalhar, investir e fazer com que Mato Grosso seja conhecido não somente pelo sucesso no agronegócio, mas por suas belezas naturais”, concluiu.
Também participaram da reunião a representante do escritório comercial do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, Milagros Ochoa Koepke, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo e a coordenadora de Mercado Latino América, Liz Chuecas Gatty.