O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) anunciou que a sede da Prefeitura Municipal e a Avenida Mato Grosso receberão o nome do ex-governador Dante de Oliveira, que faleceu no último dia (06) em Cuiabá. “O Dante nunca admitiu seu nome em obras ou lougradouros. Mas agora, vamos homenageá-lo nomeando a prefeitura e avenida”, disse Wilson.
Santos definiu Dante de Oliveira como um dos homens dotados de espírito cívico que conseguiu derrubar o sistema político brasileiro imposto pelo governo Militar que resistiu até as década de 80. “Num deserto de homens que temos no país, Dante de Oliveira foi o único que transformou a política brasileira com seu perfil estadista”, afirmou o prefeito.
Ao avaliar o cenário político estadual, Wilson Santos disse que ainda é cedo para se fazer análises, mas acredita que o PSDB vai se recuperar para retomar a candidatura de Dante de Oliveira. Ele preferiu não emitir comentário sobre a possibilidade de Thelma de Oliveira, esposa de Dante, assumir a candidatura do ex-marido. “Apesar de tudo, Dante de Oliveira era o candidato mais preparado para as próximas eleições. Ele levava poucos segundos para resolver problemas no partido e era humilde para se retirar quando estava atrapalhando”, disse Wilson.
Apesar de admitir dificuldades para a sigla, o prefeito acredita que o PSDB será beneficiado pela obra e vida de Dante de Oliveira. “Sua obra será permanente e servirá de referência”, disse Wilson.
Para o senador Jonas Pinheiro (PFL), o prestígio de Dante de Oliveira deve ser repensado pelos tucanos. Jonas acredita que mesmo a ausência do ex-governador, não facilitará a campanha eleitoral para os demais partidos que se coligaram com o PPS de Blairo Maggi, que disputa reeleição ao Governo do Estado. “O PFL terá as mesmas dificuldades que tinha quando o Dante estava vivo”, afirmou Jonas.
A coordenadora da Sala da Mulher, Roseli Barbosa destacou o empenho de Dante em alavancar o Estado politicamente e economicamente. “É uma grande perda para o Estado. Fica registrado o nosso pesar pela figura histórica para Mato Grosso e para o Brasil”.
O deputado estadual Nataniel de Jesus (PMDB) se apegou a uma das frases de Dante de Oliveira, que em determinada situação questionou a democracia. “Lembro que ele disse o seguinte: democracia. O que fazer com ela? Todos queriam e agora o país fugiu do controle”, teria afirmado Dante em evento realizado em Cuiabá.
“Ele lutou tanto para derrubar a ditadura em busca da democracia e o país está sem controle”, avaliou Nataniel.
De acordo com o líder do governo, deputado Mauro Savi (PPS), o ex-governador Dante de Oliveira servirá de exemplo de um político estadista que sempre pensou e consegui vitórias para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. “Lamentamos essa perda irreparável para Mato Grosso. Perdemos um grande homem e um grande político”, disse Savi. É de Dante de Oliveira a reforma do Estado, que teve incluída, medidas de incentivos fiscais para a instalação de novas indústrias com a consolidação da energia elétrica.
O prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB) afirmou que foram desnecessárias e injustas as denúncias da oposição ao ex-governador Dante de Oliveira, depois de ter deixado o governo. “Nos últimos três anos, as pessoas tentaram manchar o nome de Dante de Oliveira sem pensar que seus acertos foram maiores que os erros”, desabafou Leitão.
De acordo com Nilson Leitão, foram as ações do governo Dante de Oliveira, que deram os primeiros impulsos para o crescimento econômico do Estado em nível nacional e internacional. “É hora de refletir sobre isso e ver que ele internacionalizou o Estado. Dante de Oliveira não merecia ser comparado pelos piores figuras de Mato Grosso. Ele sofria muito com essas acusações”, afirmou Leitão.