Mil vagas disponibilizadas e a garantia de encaminhamento de 300, ou seja, 30%, dos jovens qualificados no mercado de trabalho. Estas são metas do Programa Projovem Trabalhador. A assinatura da minuta do contrato entre prefeitura municipal de Várzea Grande e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico de Mato Grosso (Fundetec). A solenidade do convênio ocorreu na Sala da Primeira Dama do município, nas dependências da secretaria de Assistência Social.
O prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves disse que na aula inaugural que está prevista para acontecer em (04) de Junho, vai fazer uma grande festa para recepcionar os futuros profissionais do município. “A prefeitura tem que ser uma facilitadora das questões sociais públicas, com um País justo, a sociedade será justa, livre e equilibrada. No meu ponto de vista, este é um dos melhores Programas do governo federal. Receberemos investimentos grandes aqui como os grupos HAVAN, EXTRA, fábrica de Biodiesel e o Shopping, é o momento para mudar a realidade destes jovens, receber primeiramente a capacitação e logo após, serão direcionados para estas empresas que precisam de mão de obra. Peço empenho da entidade em prepará-los realmente para esta realidade” enfatiza Sebastião.
Mirian Hazama, primeira dama do município também pediu à fundação que se comprometa mesmo, porque o maior problema das empresas hoje e a falta de mão de obra qualificada. “Precisamos destes jovens capacitados para reverter em resultados satisfatórios à sociedade”, exige.
O Programa do Governo Federal promove a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, por meio da qualificação sócio-profissional com vistas à inserção na atividade produtiva.
A secretaria de Assistência Social, Suely de Fátima falou que é um prazer assinar o convênio em sua gestão porque o Programa é muito importante para a sociedade. “Nossa equipe está emocionada em saber que vai qualificar 1000 jovens carentes. Várzea Grande vai receber instalações de diversos segmentos econômicos que vão gerar muitos empregos, e pretendemos já estar com estes jovens preparados para ter um trabalho e salário justo nestas empresas. Batalhamos e conseguimos o convênio, particularmente estou muito feliz, pela vitória”, exalta.
A coordenadora geral do Programa em Mato Grosso, Rita Francisca Bezerra apresentou a entidade que já realizou inúmeros contratos com a iniciativa privada e pública e o Programa aos presentes no ato da assinatura.
“O Projovem Trabalhador, é um curso que prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100 reais durante seis meses, camisetas, um kit escolar, lanche e vale transporte, mediante comprovação de freqüência. Os cursos de qualificação serão de 300 horas/aula” explana.
O programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é desenvolvido em parceria com os estados, sociedade civil e iniciativa privada e visa estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora.
Ivo Silva, presidente da Fundetec garantiu que a Cidade Industrial está fazendo aniversário, mas que está levando o presente é a população com a qualificação profissional, porque Várzea Grande é a primeira cidade do Estado de Mato Grosso a ser contemplada com o Projovem Trabalhador.
“A prefeitura está de parabéns, acertou na escolha, é a primeira a implantar o Programa. A Fundação vai se empenhar mesmo para que tudo de certo, e semana que vem iniciaremos as inscrições. Parabéns prefeito, e a secretaria de Assistência Social. A entidade fará a contrapartida e realizará pinturas nos quatros pólos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), locais que acomodarão os jovens para participar do curso. Comprometo em ajudar estas pessoas a terem dignidade e renda própria, uma mudança de realidade”, esclarece.
O presidente sugeriu um café da manhã com os empresários várzea-grandenses, oportunidade para que eles possam conhecer o Programa e os jovens qualificados. “Este momento é importante, porque inserimos o quanto for necessário de jovens, no mercado de trabalho por meio do interesse do empresariado”, finaliza.
As 1000 vagas serão distribuídas entre os cursos de: Administração (200), Alimentação (100), Beleza e Estética (90), Construção e Reparos (80), Gráfica (80), Serviços Domiciliares (80), Telemática (100), Turismo e Hospedagem (250). Os documentos necessários para inscrição são: RG; CPF; carteira de trabalho com o número de PIS; título de eleitor; comprovante de residência e comprovante de escolaridade. È necessário à apresentação dos documentos originais e Xerox no ato da inscrição.
Estavam presentes na Assinatura do Convênio o procurador Geral Adjunto (Enéas de Moraes), secretários de Governo (João Bulhões), Finanças (Anildo Cesário), Habitação (Flávia Petersem), DAE (João Carlos), Receita (Jorge Merquiades), Assuntos Estratégicos (Yenes Magalhães).