Para intensificar as ações de combate à Dengue, o prefeito Cuiabá, Francisco Galindo reuniu as Secretarias Municipais para, juntas, iniciarem uma força tarefa, a fim de evitar o risco de uma epidemia da doença na capital. As ações, com início marcado para o próximo dia 15, serão pontuais, nas regiões da cidade com maiores incidência da Dengue.
A expectativa é visitar 100% dos imóveis com eliminação e tratamentos dos criadouros não removíveis; notificar os imóveis com acúmulos de lixos; realizar a limpeza de terrenos baldios e/ou abandonados – utilizados como bolsões de lixo – limpeza de praças e áreas verdes da prefeitura de Cuiabá e a identificação e notificação de terrenos baldios.
A força-tarefa, segundo Galindo, visa uma ação mais eficaz, que traga um retorno imediato no combate à Dengue. “A prefeitura vai usar toda sua estrutura para não permitir que Cuiabá sofra com as consequências da Dengue. Todos unidos, os resultados serão melhores para à população”, disse.
O trabalho será realizado paralelamente as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para combater a doença. O secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto, aproveitou para frisar a necessidade da participação popular nesta batalha.
As ações contarão com o apoio da secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe), que atuará nos bairros com limpezas de terrenos baldios, que acabam se tornando bolsões de lixos. Já a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (Smaaf) entrará com a fiscalização, notificando os proprietários dos terrenos baldios que servem como depósito de lixo. As Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) também são parceiras.
Roteiro das ações da prefeitura de Cuiabá
15 de dezembro: Planalto, Itamaraty, Sol Nascente
17 de dezembro: Pedra 90 – I e II etapa – Voluntários da Pátria, Vista da Chapada, Sonho Meu, Cinturão Verde
20 de dezembro: Santa Marta, Jardim Mariana, Ribeirão da Ponte, Jardim Antártica, Novo Tempo
21 de dezembro: Florianópolis e Jardim União
22 de dezembro: Jardim Presidente I e II, Residencial Coxipó, Itapajé, São José, Getúlio Vargas