domingo, 07/07/2024
InícioCidadePrefeitura de Cuiabá lança campanha para combater exploração sexual de criança e...

Prefeitura de Cuiabá lança campanha para combater exploração sexual de criança e adolescente

O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes será intensificado na Capital e todo Estado de Mato Grosso. Isso será possível com a parceria formalizada entre a Prefeitura de Cuiabá, Brasil Telecom, Rede-Cemat e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. Em solenidade realizada na manhã de hoje (27), foi lançado um cartão telefônico e a fatura de energia elétrica do mês de maio, que trazem uma campanha contra esse crime. Na solenidade foi lançado também o Ligue 100, número pelo qual será possível denunciar a exploração de menores.

O lançamento aconteceu durante café da manhã no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com a presença do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. Nas faturas da Rede-Cemat está impressa frase alertando que exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. O diretor da Brasil Telecom, Vagner Oliveira Gomes informou que inicialmente serão confeccionados 120 mil cartões telefônicos, que serão distribuídos em Mato Grosso e outros Estados, dando dimensão nacional à campanha.

O diretor da Brasil Telecom informou também que qualquer cidadão poderá denunciar crime de exploração sexual. Basta para isso ligar o número 100 e fazer a denúncia, mesmo anonimamente. Os empresários de hotelaria estão capacitando seus funcionários para combater a exploração sexual. Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Luiz Carlos Nigro já foram capacitados 1.400 funcionários em toda rede.

A campanha foi elogiada pela juíza da Infância e Juventude de Várzea Grande, Ana Cristina da Silva. Ela narrou história de uma criança violentada dentro da própria casa e alertou que isso é uma prática que ainda existe. Pediu que a sociedade participe, denunciando esse crime. A deputada Thelma de Oliveira, que integrou duas CPIs que investigaram crimes de exploração de menores pelo Brasil, ressaltou que somente com o engajamento do poder público e da sociedade, e com a parcerias como a concretizada em Cuiabá, é possível trabalhar e reduzir a exploração sexual das crianças brasileiras. A mesma opinião tem a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Celcita Pinheiro que colocou o combate à exploração sexual de crianças como uma prioridade de sua gestão.

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos disse que vem procurando aumentar os investimentos no social. Destacou o programa Siminina, que atende meninas de 7 a 14 anos e que pode ser nacionalizado. O ministro Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, em recente visita a Cuiabá, se impressionou com os resultados do programa e levou para Brasília a proposta de implantá-lo em outros estados. “Isso é prova que procuramos fazer a nossa parte”, disse o prefeito.

Wilson Santos disse que a exploração sexual de crianças e adolescentes é um crime que precisa ser combatido e vai trabalhar nesse sentido. Mas, ressaltou que para isso são necessárias também ações paralelas, inclusive junto às famílias. O prefeito agradeceu os parceiros em mais essa campanha e disse acreditar que, trabalhando em conjunto e com apoio da sociedade, será possível sim tirar as crianças das ruas, combater a exploração sexual e colher bons resultados como os obtidos no Programa Siminina.

Waldemir Felix/PMC

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes