A Prefeitura de Cuiabá inaugurou, nesta quarta-feira (31), o novo prédio da Vigilância em Saúde, onde funcionam as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica. As obras de reforma e readequação geral da estrutura física custaram mais de R$ 374mil aos cofres do Município.
?Meu segundo ato como prefeito de Cuiabá foi visitar a Vigilância em Saúde. O que ficou evidente naquela ocasião é que a obra estava bastante atrasada e os servidores muito insatisfeitos com essa situação. Por isso assumi o compromisso de terminá-la. Afinal, era necessária a conclusão deste espaço, para que os servidores possam prestar um serviço de qualidade à população?, considerou Emanuel Pinheiro.
O prédio recebeu uma nova rede elétrica, redimensionada para receber a câmara de frios com maior capacidade, o telhado foi trocado e todos os banheiros readequados. Além disso, a unidade recebeu novos móveis e instalação de equipamentos de segurança com indicação e placas informativas. Também foi readequada a rede de distribuição de água e instalado um novo gerador de energia para apoiar à Rede Frios.
Com a obra, foi possível instalar uma nova câmara fria com capacidade para armazenamento de 50 mil doses de vacinas. ?A humanização dos serviços públicos passa pela qualidade da estrutura de trabalho. Hoje os servidores têm um espaço salubre, para atender bem à comunidade, uma vez que as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica prestam um serviço essencial à sociedade?, analisou a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo.
A Vigilância Sanitária é o órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destinado à proteção e promoção da saúde, cuja principal função é impedir que o cidadão seja exposto a riscos. Já a Vigilância Epidemiológica visa proporcionar o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores da saúde individual ou coletiva, visando recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças.