Para melhor divulgação do Portal do Cidadão, do Tribunal de Contas do Estado TCE), foi firmada na sede do órgão, uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a instituição estadual. Pelo acordo oficializado, os boletos das contas de água da Sanecap trarão no verso, gratuitamente, mensagens relativas ao Portal do Cidadão, que disponibiliza na internet a movimentação financeira mensal dos órgãos públicos, andamento e pagamento de obras do Estado e Municípios.
O Portal ainda permite a quem acessá-lo se inteirar da qualidade dos serviços na Saúde e Educação, além de possibilitar denúncias acerca de qualquer irregularidade e apoio às boas iniciativas da gestão pública.
Assinaram o convênio o prefeito Wilson Santos e o presidente do TC/MT, conselheiro Antônio Joaquim. Também participaram do ato a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, e os diretores da Companhia, Édio Ferraz (Técnico), Frederico Campos (Administrativo e Financeiro) e Cilbene Lobão (Comercial).
Conforme o prefeito Wilson Santos, são 140 mil famílias que recebem contas da Sanecap – Companhia de Saneamento da Capital e que terão, com essa parceria, mais informações: “Parte desse número de pessoas vai acessar o Portal do Cidadão e construir posturas, consciências. Parabenizo aqui a gestão do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antônio Joaquim, que, sem dúvida, já escreveu seu nome com letras de ouro na história deste órgão. O Tribunal de Contas de MT se tornou referência no Centro-Oeste e para o país inteiro. A gestão do conselheiro Antônio Joaquim também foi marcada por profundas mudanças”.
Por sua vez, o presidente do TC agradeceu à Prefeitura de Cuiabá “pela importante contribuição gratuita que a Sanecap concede à população de Mato Grosso. O Portal do Cidadão se constitui um instrumento precioso de cidadania”.
Na opinião da presidente da Sanecap, engenheira Eliana Rondon, “cumpre-se assim mais uma etapa importante de responsabilidade social com a divulgação das mensagens do Tribunal de Contas”. A Sanecap, afirma, “está sempre solidária para participar em tudo aquilo que diz respeito à cidadania”. A partir de fevereiro, garantiu, as mensagens já saem impressas nas contas de água.
O diretor Administrativo e Financeiro da Companhia, ex-governador de Mato Grosso, Frederico Campos, disse que essa parceria firmada com o TC faculta que as mensagens do órgão fiscalizador cheguem às residências: “Os poderes públicos, entrosados, diminuem o custeio e se tornam mais eficientes”.