A Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República lançarão nesta quinta (14) o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “Viver sem Limite”, na capital. Voltado para ações de acessibilidade a pessoas com deficiências físicas, o plano prevê ações que promovam “autonomia, oportunidades, convivência e inclusão social”.
A coordenadora do programa no âmbito federal, Ana Carolina Fernandes, está em Cuiabá para o lançamento e explicou como o plano será implantado na cidade. “A intenção é facilitar a formação dessas pessoas, trabalhando o acesso à educação, a inclusão social, a acessibilidade e o acesso à saúde. A prefeitura será parceira do Governo Federal no sentido de organizar a logística e capacitar as secretarias municipais para esse tipo de educação”, afirmou.
Além de Cuiabá, outras dez cidades também aderiram ao “Viver sem Limite” em Mato Grosso. São elas: Várzea Grande, Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será lançado no Centro de Referência Valorizando Vidas (CRVV), às 8h desta quinta-feira (14).