A reforma geral na Policlínica "Dr. Henrique de Aquino", no bairro CPA I, em Cuiabá, está concluída e atendeu aos parâmetros recomendados pelo Ministério da Saúde, segundo a diretora de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Michele Kim. "As instalações físicas, elétricas e hidráulicas foram totalmente reestruturadas, o que inclui a promoção de acessibilidade dos portadores de necessidades especiais". A inauguração ocorre nesta sexta-feira (14-12), às 9h00, com a presença do prefeito Chico Galindo e secretariado.
Atualmente, a policlínica dispõe de duas entradas diferenciadas no Pronto-Atendimento para pacientes que ali aportam espontaneamente, além de entrada para urgências (acesso coberto para ambulâncias) e portas amplas. "Isso proporciona fluxo ágil diretamente à Sala de Emergência, setor totalmente equipado com materiais novos e preparado para o atendimento de dois ou mais casos simultaneamente", observa a diretora.
Um dos diferenciais no futuro atendimento da Policlínica do CPA I é que a unidade foi preparada para melhorar o fluxo de movimentação. "Para tanto, os espaços internos foram aproveitados de forma mais adequada. Essas mudanças proporcionaram novos espaços disponíveis para os usuários serem recepcionados e atendidos da melhor maneira possível".
Conforme a técnica, a Policlínica do CPA I encontra-se plenamente apta a prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou crônicos agudizados, contribuindo dessa forma na reestruturação do sistema de saúde local.
"Reabriremos as portas depois de uma reforma completa e as adequações já mencionadas, todas necessárias. Isso permitirá à Policlínica do CPA I trabalhar com capacidade plausível e complacente para acolher a demanda de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso se traduz numa prática qualificada do Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR, no qual se ordena o atendimento de acordo com a gravidade do paciente, redirecionando-o para locais adequados à continuidade do tratamento estipulado".
Sobre o nome do médico "Dr. Henrique de Aquino", que batiza essa unidade: é natural de Rio Novo, Minas Gerais. A escolha do seu nome para batizar a Policlínica do CPA I é um reconhecimento aos serviços públicos prestados ao Estado de Mato Grosso, inclusive em Conselhos de Saúde e na chefia de instituições ligadas ao setor.