Começou hoje (23) a fiscalização para que seja cumprida a Lei Municipal nº 5.463, de 27 de setembro de 2011, que disciplina o tráfego de veículos pesados na capital. Os agentes de trânsito irão fiscalizar e autuar aqueles que descumprirem a determinação.
Conforme o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, os próximos 15 dias serão para orientação dos motoristas. “Os agentes vão orientar e acompanhar os motoristas para que voltem aos locais permitidos”.
Veículos com até 10 toneladas, incluindo peso do veículo e carga, podem circular normalmente em qualquer horário. A legislação atenta para aqueles com até 24 toneladas ou superior:
– Para os veículos com até 24 toneladas, o tráfego é permitido na área de restrição máxima, que compreende a região do Centro Histórico, durante a semana, somente entre os horários de 20h às 6h. E, no entorno do centro, fica proibido o tráfego entre 12h e 14h e das 17h às 18h.
– Para os veículos com mais de 24 toneladas (carretas), o tráfego na zona de restrição máxima é proibido com qualquer horário. Já nas principais vias e também nos bairros, esses veículos podem circular entre 20h e 6h e aos sábados, a partir das 14 horas.