domingo, 27/04/2025
InícioCidadePrefeitura capacita profissionais para combater poluição sonora em Cuiabá

TREINAMENTO

Prefeitura capacita profissionais para combater poluição sonora em Cuiabá

Agentes estão preparados para aplicar notificações, realizar autuações e, quando necessário, interditar locais e apreender equipamentos

ALTNOTÍCIAS

A Prefeitura de Cuiabá entregou, nesta sexta-feira (04/04), 30 certificados de Técnico em Aferição de Ruídos e Poluição Sonora a profissionais capacitados para operar sonômetros e elaborar relatórios ambientais. A formação foi promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), após nove anos sem qualificação na área.

Entre os certificados estão fiscais da Sorp, policiais civis e militares que agora estão aptos a utilizar o sonômetro DEC-7000, equipamento usado para medir os níveis de ruído na cidade. Segundo a secretária Juliana Palhares, antes da capacitação havia apenas 10 técnicos habilitados. “Com os novos operadores, ampliamos a capacidade de fiscalização e atuação contra crimes ambientais”, disse.

O curso teve 16 horas de duração e preparou os participantes para aplicar notificações, realizar autuações e, quando necessário, interditar locais ou apreender equipamentos. A formação também abordou a legislação ambiental vigente em níveis municipal, estadual e federal.

O tenente-coronel da Polícia Militar, Mário Willian, destacou a importância do treinamento no contexto policial. “Recebemos muitas chamadas de perturbação do sossego. A atuação preventiva evita situações que podem evoluir para crimes graves”, afirmou. Nove policiais militares participaram da formação.

Já o policial civil Flávio Pascoal, da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), reforçou que o uso correto do sonômetro é essencial para garantir a validade jurídica das provas. “É fundamental seguir o procedimento técnico para evitar falhas.”

A capacitação foi viabilizada pela Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Mato Grosso (FECONSEG/MT), em parceria com o Ministério Público e com execução do Senai. “Trabalhar a poluição sonora é uma demanda urgente da população cuiabana”, afirmou Danilo Moraes, presidente da FECONSEG.

Roberta Rodrigues, gerente regional do Senai, agradeceu a parceria e colocou a instituição à disposição para novos projetos de formação.

#PraCegoVer

A imagem mostra os profissionais que participaram do curso para operar o sonômetro, medidor de ruído.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas