O prefeito Wilson Santos, juntamente com os secretários Edivá Pereira Alves (Assistência social e Desenvolvimento Humano), Euclides Santos (Infraestrutura), João Valente (Educação), visitou a primeira ação do projeto Lar Onde Moro, da Prefeitura de Cuiabá, no bairro Pedregal.
O projeto, cujo objetivo é construir casas para famílias que moram em condições precárias, além de recuperar moradias que não oferecem condições mínimas de habitação ou ameaçam a segurança dos moradores, especialmente crianças, idosos e deficientes, está atendendo a família de Manoel Adão. Há 19 anos, ele vive juntamente com a esposa e um filho de 13 anos num barraco na Rua Macomá, no bairro Pedregal, sem qualquer condições de moradia.
O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Edivá Pereira Alves, explicou que um dos critérios para ser contemplado por esse projeto é que a família seja proprietária do terreno onde vive e ser de baixa renda ou não ter nenhum rendimento.
A expectativa de Edivá é que até o final deste ano sejam construídas pelo menos 100 moradias nos moldes desse projeto. No Setor Emergencial, serviço criado pela Prefeitura para atender famílias carentes especialmente com gêneros alimentícios, cerca de 60 famílias se enquadram nos critérios desse novo projeto.
Elas vivem sem as condições mínimas de moradia, em barracos de lona, papelão e compensado de madeira.
No caso da primeira ação do projeto, após a visita de uma equipe de assistentes sociais da SMASDH, constatou-se que a família de Manoel Adão vive em estado de alta vulnerabilidade social e econômica.
Manoel é pedreiro informal, já sua esposa começou a trabalhar a três meses no Posto de Saúde do bairro Bela Vista. A família vive em um barraco de madeira sem a menor condição de moradia. O madeiramento da casa está deteriorado e oferece riscos.