Oficiais do Exército Brasileiro apresentaram nesta terça-feira (12) ao prefeito Mauro Mendes o esboço de uma série de operações e simulações que serão realizadas em Cuiabá para soldados que serão mandados em missão de paz ao Haiti. Eles pediram o apoio da prefeitura para o evento, ao que Mauro se prontificou imediatamente a atender.
“O que pudermos fazer para apoiá-los, faremos. Sejam bem vindos e podem contar conosco para o que precisarem”, afirmou o prefeito.
O major Sérgio Mattos explicou que a operação será realizada pela primeira vez na capital mato-grossense e também será a primeira vez que militares da região irão ao Haiti. “Serão 1.250 homens nessa operação, sendo cerca de 850 daqui de Mato Grosso. Eles ficarão entre seis e oito meses lá, já que este é um ano de eleição no Haiti”, disse.
As atividades do Exército vão acontecer entre os dias 15 de abril e 2 de maio. Os militares irão escolher uma área carente para simular as ocorrências cotidianas daquele país, além de realizar atendimentos médicos e odontológicos à população em um determinado dia. Para isso, eles solicitaram a utilização de uma escola municipal, que ainda será definida, já que os locais das operações ainda não foram escolhidos.
Durante as simulações, que incluem abordagens e atendimento aos moradores, manifestações e atendimento a feridos, os soldados irão conhecer alguns dos problemas que podem vivenciar no Haiti.
Como, além dos militares, também serão deslocados cerca de 100 veículos, entre caminhões e tanques, os representantes do Centro de Operações de Paz do Brasil solicitaram o apoio da Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos para minimizar o impacto do fluxo de veículos no trânsito de Cuiabá.
Também participaram da reunião o comandante do Centro de Operações, Leonardo Azeredo, e os secretários municipais de Obras Públicas, Marcelo Oliveira, Esporte e Cidadania, Carlos Brito, Educação, Gilberto Figueiredo, Governo, Fábio Garcia, e Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo.