A semana do aniversário de Cuiabá será marcada pela 7ª edição da Festa Rota do Peixe, que será realizada entre os dias 05 e 07 de abril, na comunidade São Gonçalo Beira Rio.
Cerca de 20 peixarias da região participarão da festa comercializando pratos típicos regionais a base de peixe, com preços reduzidos. O evento ainda conta com exposição e venda de artesanato, apresentações culturais e shows de bandas locais.
O comitê que organiza o evento estima a participação de aproximadamente 50 mil pessoas nos três dias de festa.
“A Festa da Rota do Peixe já faz parte do calendário de eventos de Cuiabá e a cada ano fortalece e propaga a cultura cuiabana”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício.
O presidente da Associação dos Moradores do São Gonçalo, Dalmi Lúcio de Almeida, conta que a festa nasceu da ideia de dois proprietários de restaurante, que inicialmente realizaram o evento sozinhos. “Foi dessa pequena ideia que hoje promovemos essa comemoração que já consegue atender mais de 50 mil pessoas, gerar renda para a comunidade e divulgar a cultura cuiabana”, destacou.
A Prefeitura de Cuiabá é apoiadora da 7ª Festa Rota do Peixe e presta o suporte necessário para a realização do evento, como fornecimento de infraestrutura e equipe de saúde, fiscalização e orientação do trânsito no local, limpeza da área e divulgação.
PROGRAMAÇÃO – No dia 05 (sexta-feira) ocorrerá a abertura da festa, a partir das 20h, com procissão religiosa em homenagem a São Benedito, São Gonçalo, São João, São Pedro e São Sebastião.
No sábado, os bares e restaurantes promoverão peixadas no almoço e a noite será realizado show com bandas regionais.
O encerramento será no domingo. Além da tradicional peixada, serão promovidos os torneios de “Melhor Peixe Cuiabano” e de “Quem Come Mais Mujica de Pintado".
LANÇAMENTO – O lançamento da 7ª Festa Rota do Peixe será no dia 27 de março, às 11h, na Associação de Moradores da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, e contará com a participação da comunidade, autoridades e imprensa.