O Plano Estratégico do Consórcio Internacional do Vale do Rio Cuiabá para o ano de 2008 foi aprovado por unanimidade. Ao todo, dez prefeitos da Baixada Cuiabana puderam avaliar, na manhã desta quarta-feira (23), o plano apresentado pelo presidente do Consórcio, o prefeito de Livramento, Carlos Roberto Costa.
O plano está organizado em três setores: Turismo, Cultura e Biodiversidade, com objetivo de acelerar o crescimento da economia da região. De acordo com o prefeito de Livramento, a cultura do Estado está centralizada na Baixada Cuiabana. Outro aspecto positivo está no turismo, pois a região tem a maior beleza natural do mundo. “Nós temos o pantanal, o cerrado e ainda a planície, portanto, está fechado esse tripé do nosso planejamento estratégico”.
A prefeita em exercício de Cuiabá, Jacy Proença, frisou que a Capital já vem fazendo esse trabalho de integração, principalmente na área da cultura. “Já estamos atendendo o que vem proposto no tripé, no campo da cultura, por exemplo, realizamos alguns festivais, como de dança cururu e siriri, que integra não só os municípios que compõe o Vale do Rio Cuiabá, mas também tomou certa dimensão que outras regiões têm participado, e isso extrapola o campo cultural, gerando renda ao município”.
Algumas das metas para o desenvolvimento de 2008 são: construir um calendário de festa cultural, religiosa, de negócio e esportivos; participar do Workshop de construção do Projeto de desenvolvimento do turismo e cultura, promovido pelo Sebrae; promover vários seminários, sempre abordando os assuntos ligados aos três temas.
Os prefeitos irão encontrar na próxima segunda-feira (28) com o vice-governador, Silval Barbosa, para tratar do assunto da Patrulha Mecanizada, que estará à disposição dos municípios do Vale. Logo após, os gestores terão uma reunião para votar na próxima mesa diretora do Consórcio. No período da tarde, às 15 horas, no Memorial das Águas, participarão da assinatura do decreto instituindo o ano de 2008 municipal do Planeta Terra.