Pela segunda vez nesta gestão, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, e todo o seu secretariado, vai ao Ministério Púbico Estadual (MPE), espontaneamente, para fazer um balanço dos primeiros 18 meses à frente do Palácio Alencastro. A prestação de contas será feita a procuradores e promotores de justiça no mês de julho, no auditório da Procuradoria-geral de Justiça, no Centro Político e Administrativo (CPA), em data será definida pelo procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado. O ofício nº 1.048/06 fazendo o pedido foi encaminhado ao MPE.
O gestor e sua equipe pretendem expor aos componentes daquele organismo as ações do município e das intenções da Prefeitura para Cuiabá. A primeira vez que o prefeito prestou contas ao MPE foi no dia 6 de julho de 2005. “Queremos diminuir a margem de equívocos e, em contrapartida, efetivar ações que venham de encontro aos anseios da população”, justificou o prefeito ao procurador Paulo Prado na ocasião da primeira vez em que prestou contas ao MPE. A iniciativa do prefeito em dar transparência a todos os procedimentos por parte do Poder Executivo é elogiada por representantes do Ministério Público.
“Percebemos um discurso ético, técnico e preocupado com o munícipe e com o povo cuiabano. E Deus deu a cada um de nós muito mais do que o necessário. Portanto, devemos fazer todo o esforço para construir um mundo cada vez melhor. É preciso que esse dia se vá para que um bem melhor amanheça”, disse o procurador Paulo Prado durante a prestação de contas realizada no ano passado.
O promotor de Justiça Gerson Barbosa, da Promotoria Especializada do Meio Ambiente, considerou como democrática a atitude do prefeito. Conforme Gerson Barbosa, a gestão participativa é salutar, mais ainda no setor do meio ambiente. Segundo ele, “através do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), a sociedade de forma organizada e o Ministério Público participam da busca de soluções para os problemas do município, quem tem a ganhar é a população”.
O promotor de justiça citou como exemplo a questão da Praça Popular e do bairro Renascer. “A participação popular faz com que as decisões venham ao encontro dos anseios populares e o prefeito Wilson Santos já demonstrou que não é executivo de gabinete, aquele que resolve as coisas só em quatro paredes. Se o gestor público esconde algo é porque tem o que esconder”, resumiu.O promotor fez questão de destacar a preocupação da atual administração com os fundos do meio ambiente, como o Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundur).
“Tudo vem sendo reestruturado para garantir mais eficiência e, principalmente, transparência”, disse Gerson Barbosa. O promotor de justiça Alexandre Guedes, da Promotoria Especializada de Defesa da Cidadania, também fez referências positivas ao prefeito de Cuiabá pela postura de ter a iniciativa de buscar dar transparência às suas ações como gestor. Ele também destacou os esforços da nova administração na busca pela legalidade. “É sempre interessante quando o gestor público se apresenta para prestar contas às autoridades públicas. A gente vê com bons olhos a postura do prefeito Wilson Santos”, destaca. O prefeito fará uma prestação de contas das políticas públicas e do quadro econômico-financeiro da Prefeitura de Cuiabá.