Nosso foco é que se explore o potencial turístico, e não o turista. Infelizmente, ainda vemos casos de exploração com preços abusivos e atendimento ruim
ALTNOTÍCIAS
O prefeito de Nobres, a 146 km de Cuiabá, José Domingos Fraga (UB) concedeu entrevista exclusiva ao ALTNOTÍCIAS onde aborda exploração do turista, infraestrutura, preços e capacitação de profissionais.
Pergunta: Prefeito, diante da atual situação do turismo na região, o que está sendo feito pela prefeitura para melhorar esse cenário e tornar o setor mais viável?
Prefeito: A gente tem feito um trabalho forte de conscientização com donos de atrativos, pousadas e guias. Nosso foco é que se explore o potencial turístico, e não o turista. Infelizmente, ainda vemos casos de exploração com preços abusivos e atendimento ruim. Estamos atuando para mudar essa cultura e fazer com que o turista volte, indique, e o turismo se torne sustentável, sem agredir o meio ambiente.
Pergunta: Bom Jardim é um dos destinos mais procurados em Nobres. Qual seu apelo aos comerciantes locais?
Prefeito: Que recebam bem os turistas e cobrem preços justos. As belezas naturais, como os rios onde se faz a flutuação, são dádivas de Deus — ninguém paga por elas, nem repassa ISSQN como deveria. A arrecadação do setor turístico hoje é muito baixa. Precisamos de consciência e parceria. Além disso, há investimento pesado em infraestrutura por parte do governo estadual: mais de R$ 30 milhões em água tratada, esgoto, drenagem, asfalto, calçadas e praças.

Pergunta: E quanto à infraestrutura do município?
Prefeito: Ainda é carente. Precisamos de recursos públicos e privados. O governo do Estado já está fazendo sua parte. A prefeitura também atua dentro das suas possibilidades, e agora estamos com o Governo e o INDEA para regularizar as propriedades de Bom Jardim. A regularização fundiária é essencial para atrair mais investimentos, com segurança jurídica.
Pergunta: Existe alguma ação para capacitar melhor os trabalhadores do turismo, principalmente em atendimento e idiomas?
Prefeito: Sim. Em breve, vamos iniciar cursos de capacitação para guias turísticos, donos de atrativos e pousadas. Isso está sendo feito em parceria com o programa Ser Capacita, o SESI e a FIEMT. Também queremos criar um centro de capacitação em Sorriso, voltado não só para o turismo, mas também para as demandas do agronegócio e da indústria de calcário. A qualificação é essencial para oferecer um bom serviço.
Por Jota Passarinho