“O fórum representa um estímulo para continuarmos apoiando o setor turístico que, sem dúvida, é uma grande fonte de geração de emprego e renda”, disse o prefeito Wilson Santos na manhã desta quarta-feira (02), durante a abertura da 4ª reunião do fórum de secretários e dirigentes de turismo das capitais, que acontece em Cuiabá, no Hotel Deville. Durante dois dias, representantes do setor de 16 capitais vão discutir e definir um planejamento estratégico para fortalecer o turismo das capitais.
“Ficamos dormindo muitas décadas para o turismo”, disse o prefeito que aposta no desenvolvimento do setor. “É uma fatia da economia que pode e está sendo valorizada”. Wilson Santos recordou algumas ações do seu governo na área, como exemplo, a redução da carga tributária, a revistaria de Cuiabá e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na praça Rachid Jaudy. “Nossa expectativa é tornar Cuiabá cada vez mais atraente”.
A reunião, que faz parte da programação da 14ª Festa do Pantanal, também vai oficializar a diretoria do fórum, ocupada provisoriamente pela secretária de Turismo de Porto Alegre-RS, Ângela Baldino. O secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cuiabá, João Vieira, destacou a visão moderna do prefeito Wilson Santos. “É um prefeito que enxerga o turismo”, afirmou. Vieira também falou da posição privilegiada de Mato Grosso, que abriga três ecossistemas: Pantanal, Amazônia e o Cerrado.
Conforme o diretor de turismo da Prefeitura, órgão ligado à Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jaime Okamura, os gestores do setor pretendem estabelecer uma maior integração com o Governo Federal e se articular com outros níveis de poder e da cadeia produtiva. Okamura faz parte da direção provisória do fórum de dirigentes e secretários de turismo das capitais.
O secretário de Turismo do Estado, Pedro Nadaf, representando o Governo do Estado, e o vereador Francisco Vuolo, representando a Câmara de Vereadores, também participaram da abertura do encontro no Hotel Deville.
Flávio Garcia/Comunicação – PMC