Com o resultado da seleção para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) disponível, começa o prazo para que os pré-selecionados da modalidade I – com renda de até três salários mínimos – completem a inscrição. A data limite é a próxima sexta-feira (3).
As informações dadas quando o estudante se inscreveu devem ser complementadas na página oficial do Fies. Depois disso, o pré-selecionado tem até cinco dias para validá-las na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino. Em seguida, o aluno deve ir ao banco ou agente financeiro em até dez dias para formalizar o financiamento.
Os inscritos no P-Fies, com renda per capita familiar entre três e cinco salários mínimos por mês, não precisam complementar informações no site. Já podem seguir diretamente para a etapa de validação na faculdade.
Sobre o Fies
Nesta edição, foram ofertadas 155 mil vagas a estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota acima de zero na redação e média igual ou superior a 450 pontos.
O modelo de financiamento estudantil divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo uma escala variável, de acordo com a renda familiar do candidato. Tanto o Fies quanto o P-Fies financiam cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
No caso do Fies, primeira modalidade, 50 mil vagas são ofertadas a juro zero para estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Já no P-Fies, criado no ano passado, são atendidos alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos e a instituição financeira responsável depende da região do país em que o financiamento será concedido.
Fonte: Agência Brasil