O prazo para entrega das Declarações do Imposto Territorial Rural (DITR) se encerram na sexta-feira. A Receita Federal recebeu, até a manhã de hoje, 4,6 milhões de declarações.
O prazo começou no dia 22 de agosto. A expectativa da Receita é que sejam entregues, até 30 de setembro, 5 milhões de declarações. Devem declarar o ITR pessoas físicas cujo imóvel rural tenha área total igual ou superior a 1 mil hectares, se localizado em município situado na Amazônia Ocidental ou no Pantanal mato-grossense ou sul-mato-grossense; 500 hectares, se localizado em município situado no Polígono das Secas ou na Amazônia Oriental; e 200 hectares, se localizado em qualquer outro município.
A declaração de pessoas jurídicas independe da extensão da área. A multa para quem perder o prazo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido – não podendo o seu valor ser inferior a R$ 50 , no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, além de multa e juros. No caso de imóvel rural imune ou isento, a não apresentação da declaração no prazo implica em multa de R$ 50.
Valor Online