Representantes de partidos e coligações só têm até amanhã para ingressar com recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para contestar pontos de dúvida sobre o processo de votação do pleito 2006.
A Comissão Apuradora do resultado das eleições 2006 do Estado de Mato Grosso, designada pelo TRE e presidida pelo desembargador José Silvério Gomes, publicou na segunda-feira, na Secretaria Judiciária do órgão, o relatório geral das eleições. A contar da data, quem tiver dúvidas sobre o processo de votação, tem três dias para levantar questionamentos e pedir explicações.
Contudo, lembrou o diretor geral do TRE, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, as contestações só podem ser feitas se forem relacionadas à votação na prática. “Os representantes de partidos ou coligações e candidatos do pleito podem questionar, por exemplo, questões ligadas à votação. Podem exigir, no caso, um Boletim de Urna para conferir se os dados ali apresentados foram os mesmos repassados na totalização geral da votação”, explicou. Segundo o diretor, é importante tomar providências, caso achem necessário, dentro do prazo estabelecido pela legislação eleitoral, porque passado o período, esse tipo de questionamento não poderá ser revisto.
Caso nenhum recurso seja protocolado no TRE, o pleno deverá, em sessão a ser realizada em horário regimental na próxima segunda-feira, às 9h, oficializar o resultado do pleito 2006 no Estado. Segundo Mauro, representantes de partidos e coligações não são convocados para o ato, porém a cerimônia é pública e todos podem participar.
DC