As inscrições são feitas no Portal Habitanet, vinculado ao site da Prefeitura de Cuiabá, nas 14 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Convivência de Idosos e na sede do programa, localizada na Rua Régis Bitencourt, nº 384, bairro Porto.
De acordo com o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, a expectativa é de que as inscrições sejam realizadas nas unidades de assistência ao longo da semana, de forma tranquila.
Isto porque a maioria da procura nas unidades nos últimos dias era para a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), pela qual os interessados obtinham o Número de Identificação Social (NIS), necessário para a inscrição no Minha Casa, Minha Vida.
“Quem tinha que fazer o NIS já fez, então agora só vão mesmo procurar os Centros de Referência aqueles que não sabem usar o computador ou não têm acesso à internet e precisam de suporte, pois as pessoas podem continuar fazendo a inscrição de qualquer lugar, por meio do Portal Habitanet”, destaca.
O secretário ressalta ainda que, dado ao número de inscrições já realizadas, o percentual dos interessados que deixaram para a última hora para se inscrever no programa deve ser menor. Até o início da manhã de hoje, 30.368 pessoas já haviam se inscrito no programa Minha Casa, Minha Vida.
“Eu acredito que, como já houve uma procura muito grande, é possível que nesta semana o fluxo de pessoas seja bem menor, mas aconselho aos interessados a não deixar para o último dia, para evitar qualquer problema”, afirma.
Para se inscrever no programa, as famílias interessadas precisam ter o NIS, renda mensal bruta de até R$ 1,6 mil e morar em Cuiabá há mais de cinco anos. Elas deverão acessar o Portal Habitanet, inserir o NIS e confirmar os dados pessoais e a renda para garantir a conclusão da inscrição.
No final do cadastro será gerado um número de protocolo, com o qual as famílias vão participar do sorteio em data a ser definida pela secretaria de Assistência Social. Após o sorteio, os nomes dos contemplados serão divulgados no site da Prefeitura de Cuiabá e terá início a segunda etapa do processo.
Nesta fase, as famílias devem ser aprovadas pela Caixa Econômica Federal e recebem a visita domiciliar de uma equipe técnica da Assistência Social com o objetivo de confirmar os dados informados no ato da inscrição. Em caso de incompatibilidade, a família poderá ser excluída do processo.
Aprovados em todas as fases, os contemplados firmarão contrato com a Caixa Econômica e pagarão parcelas correspondentes a 5% da renda familiar em até 120 meses. Eles terão prazo de 30 dias para ocupar os imóveis sob pena de perder a moradia.
Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar as unidades de assistência social.
________________________________________