A Coordenação Estadual de Mulheres do PPS de Mato Grosso realizou o seu 2º congresso estadual. Cerca de 50 lideranças femininas estiveram reunidas no início deste mês na sede do partido em Varzea Grande para discutir propostas e estratégias para ampliação da participação na política e a atualização da plataforma de mulheres do partido no estado, assistir palestras e eleger a composição da nova coordenação.
Palestras
A palestra de abertura ficou por conta da ex-deputada e ex-secretária estadual de Educação, Ana Carla Muniz, que falou sobre a importância da participação da mulher da política. “É de extrema relevância uma maior participação da mulher na política. Percebemos resistência quando a mulher ocupa espaços políticos nas instituições”, declarou.
A respeito da plataforma de mulheres do PPS, Katlin Calmon apontou sobre a necessidade das constantes discussões e vigilância no que se refere às ações partidárias em prol do incentivo para a militância das mulheres na política.
Reforçou ainda que a coordenação estadual, biênio que se encerra (2009-2011), sempre pautou suas ações pela inserção cada vez maior da mulher no partido.
Ela lembrou que, em função do trabalho da coordenação estadual de mulheres em 2009, o diretório estadual do partido teve a cota de gênero respeitada e que no último pleito estadual a convenção do partido deliberou um incentivo à participação das mulheres, ofertando recurso em dobro para as candidatas.
Conquista
“Consideramos um grande avanço e uma conquista importante para o movimento de mulheres do partido, a garantia de representatividade no diretório e os incentivos para a campanha, a executiva estadual do partido tem sido uma grande parceira, no entanto, continuaremos na vigilância e cobrança para que não haja retrocesso e o movimento de mulheres avance ainda mais, afirmou a professora Renata Cabrera, coordenadora estadual, em entrevista por telefone, direto de São Paulo, onde atualmente cursa o doutorado em Biologia.
União
Presidente Regional do PPS, o deputado Percival ressaltou que se vive uma revolução do gênero e que a sigla já tem uma história de luta pela libertação das mulheres. Garantiu, ainda, que direção estadual continuará buscando oportunizar mais espaço às mulheres.
Muniz, ainda, chamou a atenção para a necessidade de união entre os homens e as mulheres. “A coordenação de mulheres é muito importante nessa luta. Mas, nesta causa, as mulheres não podem estar separadas dos homens. Precisamos de união para construir uma sociedade melhore mais justa”.
Nova Coordenação
A nova coordenação estadual eleita para o biênio 2011-2013 é composta pelas militantes: Ana Carla Muniz (Rondonópolis), Renata Cabrera (Cuiabá), Katlin Calmon (Várzea Grande), Vânia Adão (Cuiabá) e Seluir Peixer (Aripuanã).
Além das lideranças femininas da capital e interior, também, com as presenças do presidente do diretório municipal de Várzea Grande, Radamés Alves; do chefe de gabinete do Deputado Percival Muniz, Carlos Naves; e Audimar Rocha, em nome da secretaria do diretório regional do PPS.