O conservador Felipe Calderón, de 44 anos, prestou juramento como novo presidente do México, em cerimônia realizada no Congresso federal, em meio a vaias da esquerda e aplausos de seus seguidores do Partido de Ação Nacional (PAN, direita). A cerimônia de posse foi realizada sem que todos os convidados especiais, incluindo ministros e personalidades de todo o mundo, estivessem chegado. Observou-se a presença do ex-presidente George Bush pai, e do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
Depois do juramento, o novo presidente se retirou rapidamente acompanhado por uma forte proteção. A cerimônia durou apenas cinco minutos. Algumas horas antes de o presidente eleito Felipe Calderón prestar juramento, parlamentares, tanto homens e mulheres, entraram em confronto generalizado, ao som de vaias por parte dos deputados que gritavam “O México quer paz!”. Enquanto isto, dezenas de milhares de seguidores do líder esquerdista Andrés Manuel López Obrador realizavam uma marcha de protesto contra a posse do presidente eleito Felipe Calderón.
O PRD de López Obrador considera os resultados eleitorais fraudulentos e prometeu não dar trégua ao novo presidente durante o mandato que vai até 30 de novembro de 2012.
Os acontecimentos recentes refletem a profunda polarização entre a direita e a esquerda, as duas principais forças políticas do país, após a divulgação dos resultados eleitorais. O político conservador obteve, no pleito, uma diferença de 0,56% dos votos, segundo a confirmação do tribunal eleitoral em setembro passado.