General Julio Cesar de Arruda e almirante Marcos Olsen assumirão antes de Lula devido a riscos de atentado
Os futuros comandantes do Exército e da Marinha indicados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram suas posses antecipadas e assumirão seus cargos antes mesmo do novo chefe do Executivo. Segundo informações do Jornal O Globo, o general Julio Cesar de Arruda e o almirante Marcos Sampaio Olsen devem ser oficializados ainda nesta semana para minimizar os riscos das ameaças contra a posse do petista.
Estima-se que Olsen assuma o comando da Marinha já nesta quinta-feira (29), enquanto Arruda deve ser empossado nesta sexta (30), ao contrário do que ocorre tradicionalmente. Nos casos de mudança de governo, os comandos das Forças Armadas costumam ser renovados somente no mês de janeiro.
A antecipação, entretanto, foi acertada após conversa com o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. O objetivo é preparar a segurança de Lula ante à insatisfação de parte da população com sua eleição e das manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O novo comandante da Aeronáutica não teve a cerimônia antecipada e deve ser oficializado no posto no dia 2 de janeiro, um dia após Lula assumir a presidência