Nova funcionalidade vai substituir o Painel de Preços no sistema e traz mais agilidade e facilidade para o planejamento das contratações públicas
Criado para atender aos agentes públicos, o sistema de compras do Governo Federal ganhou mais uma funcionalidade: a Pesquisa de Preços. Este serviço do Compras.gov.br traz mais facilidade, praticidade e agilidade para o planejamento de contratações públicas.
A integração do novo módulo ao sistema permite realizar pesquisas de preços conforme a localização da contratação e intervalos de quantitativos ou valores unitários homologados. Além disso, apresenta ao usuário um relatório para a devida instrução do processo administrativo da contratação. Outra vantagem é que o acesso é feito por meio do login e senha do Compras.gov.br e está integrado aos demais módulos do sistema.
Outra vantagem é a possibilidade de salvar as pesquisas de preços, permitindo consultas posteriores. O módulo mostra ao agente de contratação os preços praticados nos últimos 12 meses e calcula a média e a mediana, além de informar o menor preço dos dados extraídos do sistema.
“Em breve será possível importar os artefatos dos demais módulos do sistema Compras.gov.br, como documento de formalização da demanda (DFD) e o Termo de Referência. E no futuro, no momento da divulgação de compras, será possível importar a pesquisa de preços, sem a necessidade de ter que digitar tudo novamente”, explicou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili.
Em 2021, foram homologadas 158 mil compras pelo Governo Federal e, no mês de agosto de 2022, o antigo Painel de Preços registrou 218 mil acessos.