De acordo com as regras laborais, todas as pessoas que trabalhem mais de seis horas por dia têm direito a uma hora de pausa de pelo menos uma hora – tempo que podem usar para fazer o que quiserem.
A ‘hora de almoço’ muitas vezes não é utilizada para almoçar e muito menos para parar. No entanto, como destaca o site MdeMulher, ao menosprezar a importância desta pausa, o trabalhador pode afetar a sua saúde e o seu bem-estar.
Um dos principais motivos para respeitar a hora de almoço é a necessidade de fazer um breve repouso mental ao longo do dia. Nesta hora, é necessário esquecer os assuntos do trabalho, distrair-se e até socializar com outras pessoas.
Também é importante que use este tempo para comer com calma, devagar e de forma consciente. Comer com pressa na mesa e enquanto trabalha só vai fazer com que você acabe comendo mais ou alimentos menos saudáveis e, ainda, com que faça uma pior digestão, destaca William Ferraz, coach especialista em Neurociência e Inteligência Emocional do Instituto IDEAH de São Paulo.
Se sobram uns minutos depois de comer, não volte imediatamente para a mesa, beba um café, vá pegar um ar ou caminhar um pouco. Esta pausa depois da refeição vai ajudá-lo a ser mais criativo e produtivo durante a tarde.
Respeitar esta pausa também pode ser muito útil para reduzir os níveis de estresse e mesmo o risco de contrair doenças que resultam da baixa imunidade e problemas gastrointestinais, muitas vezes provocada ou agravada pelo estresse.
Por: NotíciasaoMinuto