Os equipamentos de detecção de avanço de sinal vermelho, instalados pela Prefeitura de Cuiabá, não irão funcionar no período noturno das 22h às 5h59. No entanto, os radares também detectam excesso de velocidade, que permanecerá ligado e, caso o motorista ultrapasse a velocidade permitida no local, será multado.
“Queremos garantir a segurança dos motoristas; por isso, o funcionamento do equipamento será intermitente no período noturno. Porém, além do avanço de sinal, o radar detecta excesso de velocidade e este permanecerá ligado para evitar acidentes nos cruzamentos”, disse o secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo.
O secretário explicou que haverá limite de velocidade nos cruzamentos e que os excessos serão apontados pelo equipamento mesmo no horário em que o detector de avanço semafórico estiver desligado.
Os avanços semafóricos já foram instalados nos cruzamentos da Avenida Generoso Ponce com a Rua Barão de Melgaço e com a Rua Comandante Costa, e das Ruas General Mello e Tancredo Neves.
Já a lombada eletrônica está instalada nas Avenidas Beira Rio, República do Líbano e na Rua General Mello. E os radares fixos foram implantados nas Avenidas Miguel Sutil, Beira Rio e República do Líbano.
Todos os equipamentos de monitoramento de trânsito instalados pela Prefeitura de Cuiabá estão sendo aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A previsão é de que as autuações e multas comecem em outubro, após a aferição e sinalização de todos os equipamentos.
“Apesar da legislação de trânsito permitir que alguns tipos de equipamentos não sejam sinalizados, em Cuiabá, todos receberão a sinalização de onde estão e a velocidade máxima permitida. Além disso, os equipamentos só começarão a autuar depois de devidamente sinalizados”, pontuou Antenor Figueiredo.
Confira em anexo os pontos onde haverá equipamentos em funcionamento.