Assuntos como a pavimentação da BR-163, Amazônia Legal e o Código Florestal Brasileiro (MP 2166), Regularização Fundiária e Urbana, Conflitos entre a gestão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), barreiras impostas pelo Mercado Comum Europeu (MCE) na exportação de carne bovina e o Futuro da Indústria Madeireira serão tratados entre lideranças políticas e empresariais no Seminário: “Nortão, Dificuldades, Desafios e Soluções”, que acontece nesta sexta-feira (09), em Sinop.
O encontro contará com a participação do governador Blairo Maggi e de toda a bancada federal (deputados e senadores) de Mato Grosso, além de prefeitos, vereadores e presidentes de sindicatos e entidades de classe. A meta é retomar o desenvolvimento econômico de toda a região.
A decisão de abrir para a comunidade as principais causas da desaceleração econômica que os municípios atravessam foi tomada pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão, e pelos deputados estaduais José Riva e Dilceu Dal”Bosco. Para eles, esta é a única saída para impedir que o engessamento promovido pela negativa em solucionar estes e outros problemas torne toda a região impossibilitada de se desenvolver. “Estamos seriamente preocupados com a desistência de vários segmentos empresariais em investir aqui. A pavimentação da BR – 163 virou questão de vida ou morte para toda a classe política e empresarial da região”, salientou Nilson Leitão.
Programação do seminário:
O Seminário “Nortão – dificuldades, desafios, soluções”, será realizado no Sesi Clube, onde serão realizadas palestras e debates com parlamentares, empresários e dirigentes públicos. Às 14h30, a primeira palestra será sobre o “O futuro da indústria madeireira”, com Jaudes Langer, presidente do Sindicato da Indústria Madeireira; às 15h – “Cenário ambiental em Mato Grosso” – com Luis Henrique Daldegan (Secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso) e Yugo Marcelo (Ibama) e o mediador será o deputado estadual José Riva; às 16h – “Regularização fundiária rural e urbana” – com Procurador-geral do Estado, João Virgílio, e o presidente do Intermat, Afonso Dalberto. O mediador será o vice-governador Silval Barbosa; 16h30 – “As barreiras impostas pelo Mercado Comum Europeu à comercialização da carne mato-grossense” – com Décio Coutinho (presidente do Indea) e como mediador: Zeca D”ávila – pecuarista e ex-deputado estadual. A partir das 17h20 serão realizados os seguintes pronunciamentos: deputado estadual Ademir Brunetto – tema: MT 322; deputado federal Wellington Fagundes; deputado federal Homero Pereira; senador Jaime Campos – tema: BR-163; senador Jonas Pinheiro – tema: Medida Provisória 2166. A última palestra do evento será às 18h20, com o governador Blairo Maggi, ele falará sobre: “Perspectivas de desenvolvimento para o Nortão”.