A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está investindo na capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da segurança para formar militares altamente capacitados para atender a sociedade e também estarem preparados para atuar na Copa do Mundo de 2014.
Exemplo disso é o curso de Atirador Policial de Precisão (CAPP), que teve iniciou na quarta-feira (01.06), no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá. A capacitação será ministrada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e faz parte de um programa de cursos que a Sesp pretende investir nos profissionais da área da segurança pública até 2014. O CAPP que está na terceira edição, tem como objetivo formar novos policiais atiradores de precisão em Cuiabá e no Brasil.
Segundo o comandante do Bope, major PM Jonildo José de Assis, atualmente a Polícia Militar de Mato Grosso é a única instituição militar do Brasil que oferece o curso e por isso tornou-se referencia nacional. “O tiro policial de precisão é uma atividade especializada dos batalhões de operações especiais que ainda é muito carente no Brasil, porém está em fase de desenvolvimento”, explicou.
O curso irá abordar tanto os aspectos históricos da profissão, a doutrina, as técnicas como a parte balística externa. A capacitação aborda propriamente a especificidade do homem. “Nas aulas os policiais terão acesso a todos os equipamentos necessários para se capacitar, desde o armamento preciso, a luneta, o binóculo e os demais equipamentos que possam dar para o militar todo o preparo no campo operacional” explicou o subcomandante do Bope e diretor do curso, major PM Januário Antonio Edwirges Batista.
Três policias militares de Mato Grosso participam do curso, além de quatorze policias militares de diversas regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Pará, Goiânia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, entre outros. A curso terá a duração de 35 dias, o policial capacitado poderá ser multiplicador da doutrina ministrada no curso em seu Estado. Para o tenente PM Cesar Montes que veio do Estado de Alagoas para participar do curso “a capacitação de tiro de precisão é importante para todos os batalhões que trabalham com grupos especiais, e todos os comandantes do Brasil estão se preocupando em capacitar seus policias para agir em ocorrências de alta complexidade”, disse.
O diretor do curso, major PM Januário Antonio Edwirges Batista, disse que “o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Mato Grosso foi uma das primeiras instituições que procurou conhecer a técnica através do Comando de Operações Táticas (COT), da Polícia Federal e com isso estamos conseguindo difundir a doutrina no Brasil”. Ele disse ainda que “o segmento de especialização de tiro de comprometimento faz parte de uma das alternativas táticas utilizada pelos militares durante o gerenciamento de crise”.
O secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamente, informou que “o curso faz parte da programação da segurança pública em atendimento a matriz de responsabilidade proposta pelo Governo do Estado junto a Fifa “.
Atualmente o Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) conta com efetivo de cem militares, a expectativa é que até 2014 possam ser empregados mais 269 militares entre praças e oficiais.