Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra Administração Pública (Defaz) estão cumprindo dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão contra um suposto grupo criminoso que agilizava documentos de transferência de veículos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), furando a fila de despacho, em Cuiabá.
Roberto Ramos e um ex-servidor comissionado, Heraclito Costa e Silva.
Ainda conforme as investigações, além de agilizar as transferências o grupo legalizava documentos.
A operação é uma ação continuada ocorrida desde o 18 de agosto, quando o ex-servidor do Detran, Antônio Jefferson C. de Figueiredo, e o despachante, Naianderson Godinho da Rocha, de 41 anos, foram flagrados tentando transferir documentos de dois veículos de forma criminosa, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá).
Segundo informações do diretor do Ciretran, os dois ainda tentaram suborná-lo com R$ 200 por documento, para integrar o esquema de transferência de propriedade dos veículos. O servidor simulou aceitar e denunciou o caso à direção do Detran na capital.
O delegado de Chapada dos Guimarães, Diego Alex, que investiga o caso, explicou que o esquema é conhecido como ‘pula-pula’, em referência à agilização irregular do processo.
O mesmo esquema estava ocorrendo na capital.
RepórterMT