O governador Blairo Maggi e o secretário de Justiça e Segurança Pública Carlos Brito participaram da primeira troca de comando nesta gestão na área da Segurança Pública do Estado. No comando da Polícia Militar, corporação que reúne mais de 6 mil militares em Mato Grosso, assume o coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa em substituição a Leovaldo Emanuel Sales que passa agora a responder pela secretaria adjunta de Segurança Pública.
A troca, conforme ressaltou Maggi, se deve em função da nova forma de administrar a corporação fazendo com que os comandantes possam participar ativamente do processo de dinamização da Polícia Militar.
“É mais uma seqüência da política que damos quando chegamos à frente do governo, trocando para oxigenar e estimular esta área que é vital na Segurança Pública. Com o coronel Adaildon vamos aplicar a experiência e coordenação já demonstradas em outras funções por ele exercidas”, declarou Maggi.
O governador elogiou o comando do coronel Sales, considerado por ele tranqüilo. “Com pulso firme o coronel Sales administrou a Polícia Militar. Esta é a quarta substituição que presencio e é uma troca que acontece não por necessidade, mas pela oxigenação, pela necessidade de estimular todos o quadro de líderes da corporação, testando um bom serviço para a sociedade mato-grossense”, afirmou o governador.
Maggi aproveitou para destacar os investimentos realizados na Segurança Pública, setor que detém o segundo maior orçamento estadual e teve à frente do comando nos primeiros quatro anos de gestão o procurador do Ministério Público Estadual Célio Wilson de Oliveira, cuja administração foi alvo de elogios do governador. “O secretário Célio conseguiu modificar muitos pontos na administração da Segurança Pública e teve respaldo na área, com a clareza de que essa área não é estanque, mas dinâmica e o novo secretário tem a missão de levar adiante o papel que o Célio exerceu, unindo os trabalhos de diversas secretarias em um processo transversal de administração desta área”, ressaltou o Maggi ao reconhecer que a área requer altos investimentos.
Para o novo comandante, o trabalho na corporação terá destaque na área operacional, coma intenção de reduzir os índices de criminalidade no Estado. ‘Vamos colocar todo o efetivo na rua para trabalhar. A demonstração de força será o tom de nosso comando, pois desde o coronel até o último soldado vão para as ruas”, frisou o coronel Adaildon ao destacar que nos comandos regionais também serão promovidas as trocas. “Dos atuais comandantes regionais apenas o coronel Vanini, que comanda a regional Leste, em Cáceres, permanece. Nos demais haverá troca para continuação da rotatividade”, destacou.
Como comandante-geral adjunto assume o coronel Antônio Benedito de Campos Filho, que respondia pelo Comando Regional Leste.
Atualmente,a Polícia Militar contra com oito comandos regionais, administração instituída desde a primeira gestão Maggi com o objetivo de descentralizar os trabalhos exercidos pela corporação levando as ações mais próximas da população. Os comandos atuam em diferentes regiões do Estado – Sul (com base em Rondonópolis), Leste (Barra do Garças), Oeste (Cáceres), Norte (em Sinop), Médio-Norte (Tangará da Serra), Noroeste (Juína), Capital e Várzea Grande.
Participaram da solenidade secretários de Estado, representantes do Tribunal de Justiça, Procuradoria de Justiça, Defensoria Pública, prefeitos e parlamentares estaduais e municipais.
Secom