A Polícia Militar de Mato Grosso abre hoje, 13 de abril, 45 vagas para o 1º Curso de Operações Especiais (COEsp/2009). Desse montante, 35 são destinadas a soldados e oficiais da PM/MT e as demais restantes para forças co-irmãs, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. As inscrições para o concurso interno poderão ser realizadas até a data de 13 de maio de 2009. A esses profissionais cabe a ação em situações de extrema crise, como roubos a bancos, contenção de distúrbios. Os policiais que atuam nesse tipo de ocorrência integram o Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Para que possam concorrer as vagas, os policiais não poderão estar condenados à pena de suspensão do cargo ou função, prevista na legislação brasileira; não se encontrar em licença para tratamento de interesse particular; entregar cópias autenticadas das alterações ou certidão de tempo de serviço expedido pela Diretoria Adjunta de Recursos Humanos da PM/MT, certidão negativa expedida pela Corregedoria.
O processo seletivo será constituído de 4 fases. A 1ª compreende o preenchimento dos requisitos para inscrição. A segunda será a análise de saúde do candidato como forma de assegurar a sua participação nos testes físicos. O candidato será submetido à junta médica da PMMT, devendo apresentar a Ata de Inspeção de Saúde com conceito “Apto” em avaliação médica e odontológica.
O teste de Aptidão Física Específico será a 3ª fase. O exame psicotécnico será a 4ª fase. As aulas terão início da data de 19 de julho, às 9h, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso.