A Polícia Militar desencadeou a partir das 8h deste dia 25, mais uma ação de caráter preventivo e de fiscalização na Capital mato-grossense. Durante todo o dia serão realizadas barreiras móveis pela Capital, além do patrulhamento ostensivo (com a utilização de motos, bicicletas e Força Tática).
No total serão 27 pontos de atuação estratégica, sendo 10 na área do 1º Batalhão (centro), 5 na área do 3º (Grande CPA), 3 na área pertencente ao 9º Batalhão (Grande Coxipó) e outros 9 na área do 10º BPM (região do Verdão). Além do efetivo normalmente utilizado para o patrulhamento na área do Comando Regional I (Cuiabá) cerca de 400 homens – mais de 50 policiais que atuam no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar também estarão nas ruas.
O tenente-coronel Eddie Metello, comandante adjunto de Cuiabá, explica que cada uma das barreiras terá duração de 60 a 90 minutos. “Para garantir a mobilidade dos policiais vamos realizar rodízios de barreiras”. Ele explica que a meta da ação é fazer a verificação da documentação dos veículos, assim como das condições de trafégo dos automóveis e checagem dos condutores e passageiros. Só em 2007 foram mais de 2,2 mil armas apreendidas em todo Estado. Boa parte das apreensões acontecem em barreiras e abordagens policiais em vias públicas.
Ele cita ainda que graças a um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Polícia Militar e Ministério Público (MPE) no começo do mês, a Instituição pode realizar a fiscalização sobre propaganda eleitoral extemporânea. “Quem for flagrado cometendo o ato, nesse primeiro momento, será informado sobre as implicações que poderá sofrer”. Pelo acordo, a ação de fiscalização será realizada em duas fases: na primeira de prevenção (tem duração de 30 dias ) os motoristas que forem flagrados com adesivos de pré-candidatos serão instruídos a retirá-lo. Passado esse período, poderão ter o veículo apreendido. O proprietário do veículo será denunciado para a Promotoria Eleitoral que por sua vez irá denunciar a situação à Justiça Eleitoral. O proprietário poderá ser multado em até R$ 2 mil.
Nessa semana, dia 22.04, o 1º Batalhão da PM desencadeou uma blitz para orientar os motoristas que trafegavam pela avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. CPA). Em pouco mais de uma hora de atuação, dezenas de condutores foram flagrados realizando a propaganda extemporânea e foram alertados. Somente a partir de 6 de julho a propaganda eleitoral poderá ser realizada.