Cerca de 200 policiais de diversas delegacias especializadas da Polícia Civil, da inteligência da Polícia Federal e soldados do 23º BPM (Leblon) realizam, nesta segunda-feira, uma operação na favela da Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio. Mais de duas toneladas de maconha e cerca de 30 quilos de cocaína foram apreendidas na parte alta da comunidade. Segundo informações da Polícia Militar, três pessoas foram presas.
Desde as 6h, os policiais deflagram a operação com o objetivo de buscar drogas, armas e cumprir 30 mandatos de prisão. A ação conta com o apoio de um veículo blindado e do helicóptero Águia, da polícia carioca, que retirou a droga apreendida de um paiol na Rua do Valão, pelo ar.
A PM informou que, até o momento, não houve troca de tiros. Duas explosões foram ouvidas por testemunhas no começo da manhã, mas não há informações de feridos. Integrantes do tráfico local soltaram muitos fogos para alertar a chegada da polícia na comunidade.
Apesar da movimentação, a rotina da maioria dos moradores da Rocinha não foi alterada. Os motoristas que passavam por São Conrado no início da manhã puderam ver o helicóptero da polícia sobrevoando a favela. De acordo com a PM, a incursão também visa enfraquecer os traficantes da Rocinha dentro da sua própria área.