Policia Militar recebeu um chamado do CIOSP, dando conta que uma pessoa estava sendo vitima de extorsão por telefone, onde os criminosos solicitavam dinheiro e diziam que estava com seu sobrinho.
A vitima recebeu uma ligação a cobrar em seu escritório e do outro lado uma pessoa se passando pelo seu sobrinho, que mora em outro estado, informou que estava com o carro quebrado na Serra de São Vicente e o conserto lhe custaria R$ 500,00, valor que ele não possuía no momento e que mandaria uma pessoa até o escritório dela para pegar.
Após isso, ela ligou para a família, pois, sabia que seu sobrinho não possuía carro e confirmou a tentativa de golpe. De imediato ligou para a PM (190) e relatou os fatos. Ao chegar pelo local a PM visualizou um rapaz em uma moto Honda CG de cor preta e em conversa o suspeito Wherbert Pitter Maciel de Oliveira, 27 anos, este relatou aos policiais que foi até o local receber um dinheiro indicado pelo suspeito Evandro Gutchieres da Silva, 25 anos.
Assim que Whebert foi detido, a vitima recebeu uma ligação ameaçadora dizendo que se a PM não soltasse seu amigo, eles iriam jogar uma bomba no escritório da vitima. Após detenção de Whebert, ele informou o paradeiro do suspeito Evandro que também foi detido. Ao checar os aparelhos celulares a PM visualizou diversas ligações entre os suspeitos e também para o número da vitima de ambos os celulares.
Os detidos informaram ainda, a participação de um terceiro elemento, conhecido pelo nome de Felipe, vulgo “Mané”.
Frente aos fatos os suspeitos foram encaminhados ao CISC Planalto onde foi lavrado o flagrante.