A Polícia Militar de Mato Grosso aguarda o envio de um projeto de lei do Executivo que possibilite a promoção dos praças no próximo mês de abril. Na última quarta-feira (09), o deputado Humberto Bosaipo (PFL) usou a tribuna para lembrar que esse foi um compromisso assumido pelo governador Blairo Maggi no ano passado, deixando a corporação desde então, no aguardo. “A mensagem abre a possibilidade dessa promoção. Caso não seja enviada o mais breve possível, mais uma vez os praças ficarão sem promoção”, alertou Bosaipo.
O parlamentar se referiu a não adoção da promoção no ano passado. Conforme prevê a legislação, as promoções ocorrem nos meses de abril, setembro e dezembro, mas em dezembro de 2006 o governo alegou falta de vagas e não realizou a etapa. “Não tivemos promoção em dezembro e vale ressaltar que Maggi se comprometeu com a categoria, ainda no mês de outubro do ano passado, de que enviaria a matéria o mais breve possível”, lembrou Bosaipo.
De acordo com Humberto Bosaipo, se persistir essa situação, o clima entre os praças, que já não é bom, tende a piorar, desestimulando a corporação.
As negociações de melhorias para a corporação vêm sendo articuladas entre governo, Comando Geral da PM e representantes da corporação com intermediação de Humberto Bosaipo há cerca de cinco anos. Todo o debate, que contou com outros parlamentares ao longo deste período, resultou na aprovação – em 2006 – de um novo Estatuto da PM, que assegura direitos que vinham sendo reivindicados há anos.
Assessoria