A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, apresenta na segunda-feira (9), às 8h, a planta arquitetônica do novo Hospital Universitário da Instituição à bancada federal de Mato Grosso. O coordenador da bancada é o deputado federal Carlos Abicalil (PT).
Outros deputados e os senadores também vão comparecer à reunião, que terá a participação, também, da comissão de implantação do novo hospital. A comissão é coordenada pelo vice-reitor, Francisco José Dutra Souto, e integrada por representantes dos quatro departamentos da Faculdade de Ciências Médicas (Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica, Ginecologia e Obstetrícia) e superintendente do Hospital Julio Müller, José Carlos Amaral, além de outras diretorias da universidade.
A primeira parcela de recursos para a construção, no valor de R$ 8,9 milhões, de um total de R$ 14,5 milhões, já foi liberada e a obra deverá ir para licitação no próximo mês. O recurso foi destinado por emenda de comissão apresentada pelo deputado Abicalil, que solicitou a inclusão do projeto ao Plano Plurianual (PPA 2007-2011), no âmbito do programa Brasil Universitário do Governo Federal.
O novo prédio será construído no Campus II de Cuiabá, em uma área de 123 hectares localizada no quilômetro 12 da rodovia Palmiro Paes de Barros (Cuiabá-Santo Antônio do Leverger), cedida pela União e Governo do Estado. O complexo hospitalar terá 35 mil metros quadrados, sendo que o bloco de internação terá nove pavimentos e capacidade para 250 leitos. Desses, 50 serão das UTIs adulto, neo-natal e pediátrica. O bloco ambulatórios abrigará 100 consultórios
TVCA