As operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários deverão divulgar na internet, a partir de sábado (23), suas redes assistenciais, por meio de imagens ou mapas que indiquem o endereço de cada prestador de serviço de saúde. A determinação está na Resolução Normativa nº 285, publicada em 26 de dezembro do ano passado, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
As demais operadoras, com menos de 100 mil beneficiários, deverão cumprir essa determinação a partir de dezembro. As que possuem entre 20 mil e 100 mil beneficiários deverão adotar o mapeamento geográfico. As operadoras com até 20 mil beneficiários poderão divulgar em seus portais corporativos somente as informações de seus planos de saúde e suas respectivas redes credenciadas.
Beneficiados poderão localizar de forma mais fácil e ágil todos os prestadores de saúde do seu plano, e qualquer cidadão poderá pesquisar informações sobre a rede credenciada de todos os planos de saúde do País antes do contrato. Para a ANS, essa possibilidade vai aumentar a concorrência.
Sobre os prestadores de serviços de saúde, cada plano deverá expor informações como nome e tipo do estabelecimento ou do profissional, especialidades, telefone para contato e endereço (unidade da federação; município; bairro; logradouro; número e CEP). Ouça a entrevista da diretora adjunta de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Carla Soares, sobre a nova norma.
Leia mais:
Mais de 47 milhões de brasileiros possuem planos de saúde, afirma ANS
Aprovado projeto de lei que torna crime exigência de cheque-caução em hospitais
31 milhões de beneficiários de planos de saúde são cadastrados no Cartão Nacional de Saúde
Planos de saúde serão obrigados a fornecer o número do cartão SUS a seus clientes
Fonte:
Agência Nacional de Saúde Suplementar