Pensar estrategicamente em uma política de desenvolvimento regional, como forma de instrumento para que aja crescimento socioeconômico com base nas potencialidades locais é proposta amplamente defendida pelos deputados da região oeste de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional.
Uma caravana formada por parlamentares, autoridades e técnicos do Ministério da Integração e Irrigação estará entre os dias 17, 18 e 19 de fevereiro percorrendo os municípios da região oeste do Estado para visita técnica e ponta-a-pé inicial do Plano de Desenvolvimento Regional. A proposta é identificar as potencialidades, diagnosticar as necessidades e elaborar um plano estratégico com a pactuação de políticas públicas e sociais intermunicipalizadas.
O novo modelo socioeconômico de desenvolvimento deverá acelerar o processo de expansão dos setores e empresas inseridas na região, aumentando as capacidades para o rápido crescimento da economia. A ação integrada entre poder público e privado contará ainda com o fundamental apoio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento, prefeituras e câmara municipais.
Estão confirmados para visita técnica os secretário de Desenvolvimento do Ministério da Integração, Alexandre Lima Chumbinho e Irrigação Nacional , José Rodrigues Pinheiro Dória; diretor de Gestão Política e Desenvolvimento Regional, Wellington Simões, deputados estaduais Wancley Carvalho (PV) e Leonardo Albuquerque (PDT), deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), diretores da EMPAER, SEDEC, CEASA e SEAF, prefeitos, vereadores e autoridades locais.
Na oportunidade, será pleiteado ao Ministério da Integração, recursos para serem injetados nos projetos e ações.
Na quarta-feira (17), os municípios visitados serão Cáceres e Pontes e Lacerda. No dia 18, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D' Oeste e Curvelãndia e no dia 19 em Cuiabá, onde acontecerá a 1ª Reunião do Comitê Estadual para o Desenvolvimento e Integração das Políticas Públicas na Faixa da Fronteira do Estado.
O comitê vai debater e estabelecer as estratégias para integrar, desenvolver e fortalecer os municípios inseridos na faixa, mediante à coordenação de ações e proposições de medidas que visem a implementação de políticas públicas para essa área especifica. A reunião ocorrerá no auditório Ponce de Arruda, no Palácio do Governo das 8 às 18 horas.