A Secretaria de Planejamento Estratégico da Assembléia Legislativa apresentou relatório referente às ações de 2006 com saldo positivo das atividades implementadas. A nova metodologia de avaliação neste ano deixou para trás o sistema de metas e adotou o de programas em atividade na Casa. Ao todo são 11 programas em desenvolvimento, sendo quatro já institucionalizados por lei – Coleta Seletiva de Lixo, Qualidade nos Serviços, Quali Vida e Parlamento Jovem.
Merecem destaque os Programas Parlamento Mirim, que elegeu deputado mirim 24 jovens alunos de escolas de Cuiabá e Várzea Grande e Por Dentro do Parlamento, que trouxe à Assembléia Legislativa cerca de quatro mil estudantes e 155 professores em 2006.
Com o programa Qualidade nos Serviços, a secretaria avaliou 17 unidades administrativas da Casa e diagnosticou problemas relativos ao desempenho de funções e relações interpessoais. “Este é o grande foco de 2007, nos tornarmos referência em serviços de qualidade. Há um longo caminho a percorrer, contudo, podemos afirmar que as diretrizes estabelecidas pela nova Mesa Diretora levarão a Assembléia a atingir a excelência nos serviços num espaço de tempo bastante razoável”, avaliou o coordenador do Plano, professor Abílio Camilo Fernandes.
O objetivo é que até 2010 a Assembléia Legislativa seja reconhecida nacionalmente como fonte de qualidade em serviços. Para isso, o programa conta com uma pré-adesão do Gespúlica- programa federal de qualidade nos serviços públicos. “Esperamos contar com a parceria de todos os parlamentares e continuar a parceria desenvolvida junto à Mesa Diretora”.
Fernanda Borges