sábado, 05/10/2024
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Planauto espera Senado mas terá ação a favor do UBER

O Pal&aacutecio do Planalto espera que o Senado Federal derrube as emendas aprovadas anteontem &agrave noite pela C&acircmara dos Deputados que criaram restri&ccedil&otildees no projeto de regulamenta&ccedil&atildeo de aplicativos para transporte como o Uber. Auxiliares do presidente da Rep&uacuteblica, Michel Temer, avaliam que, se o texto for aprovado pelos senadores da forma como est&aacute, ou venha posteriormente a ser modificado de novo pelos deputados, h&aacute a possibilidade de veto do Executivo.

Segundo assessores, apesar de ainda n&atildeo existir uma orienta&ccedil&atildeo do governo de como tratar o tema, h&aacute simpatia pelo projeto que autoriza os munic&iacutepios a regularem esses servi&ccedilos, como foi aprovado no texto-base, antes de serem aprovadas as emendas propostas pelo PT. A avalia&ccedil&atildeo inicial do Planalto &eacute de que o texto avalizado pela C&acircmara se mostra prejudicial porque tira uma op&ccedil&atildeo de concorr&ecircncia. Um interlocutor do presidente chegou a chamar a vers&atildeo final de horrorosa.

Tamb&eacutem o presidente da C&acircmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia dito pela manh&atilde esperar que o Senado recuperasse o texto original do projeto. Maia considerou que os destaques que alteraram o texto principal causam restri&ccedil&otildees que n&atildeo s&atildeo boas e atrapalham a presta&ccedil&atildeo do servi&ccedilo. Tenho certeza de que o Senado pode rever isso, sen&atildeo a gente tem a possibilidade de trabalhar com o presidente Michel Temer naquilo que a gente acha certo, que &eacute defender o mercado do t&aacutexi e defender o mercado do Uber. Eles podem existir de forma diferente porque s&atildeo sistemas distintos.

Maia ressaltou que a sociedade quer que os t&aacutexis e o Uber funcionem e a exist&ecircncia dos aplicativos de transporte individual ajudaram a melhorar a qualidade dos t&aacutexis. Essas restri&ccedil&otildees ao Uber n&atildeo beneficiam o t&aacutexi, apenas prejudicam o cidad&atildeo que perder&aacute uma op&ccedil&atildeo muito importante. N&atildeo que ela ficar&aacute proibida, mas ficar&aacute com muita dificuldade, concluiu.

Da forma como est&aacute agora, pela interpreta&ccedil&atildeo do relator, deputado Daniel Coelho (PSDB-PE), o servi&ccedilo passar&aacute a ser exclusivamente de natureza p&uacuteblica. Para ele, o uso do aplicativo tamb&eacutem n&atildeo poder&aacute vigorar enquanto n&atildeo houver regulamenta&ccedil&atildeo municipal. Da&iacute o esfor&ccedilo que o governo vai fazer para alterar o texto no Senado.

Press&atildeo

Assim que a primeira emenda pr&oacute-taxista foi aprovada, o l&iacuteder do governo na Casa, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deixou o plen&aacuterio na dire&ccedil&atildeo do Pal&aacutecio do Planalto. Em uma conversa com Temer, ambos concordaram que a desconfigura&ccedil&atildeo do texto inicial, que tinha o apoio do governo, demonstrou como os deputados est&atildeo suscet&iacuteveis &agrave press&atildeo do eleitorado.

Nas &uacuteltimas semanas, organiza&ccedil&otildees de taxistas fizeram um lobby intenso para conseguir aprovar um texto que colocasse mais restri&ccedil&otildees ao funcionamento de aplicativos como o Uber. Anteontem, motoristas ocuparam as galerias da C&acircmara e vaiaram os deputados que se manifestaram a favor do novo servi&ccedilo de transporte. As informa&ccedil&otildees s&atildeo do jornal O Estado de S. Paulo.

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
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