A maioria dos votos pelo projeto de anistia, de autoria do deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), vem do próprio partido de Bolsonaro
O Partido Liberal (PL) estima ter 150 votos a favor do projeto de lei (PL) 3.317/23, proposto pelo deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), que busca anistiar políticos condenados por crimes eleitorais e pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), evitando sua inelegibilidade.
O PL conta principalmente com o apoio do Republicanos, que possui a sexta maior bancada na Câmara, com 41 deputados. Até o momento, cerca de 50 deputados já assinaram o projeto, a maioria proveniente do partido do ex-presidente. Além disso, o PL afirma ter conquistado apoio do Republicanos, União Brasil e MDB.
Para a aprovação do projeto, será necessário obter pelo menos 257 votos dos 513 deputados. O autor da medida argumenta que a cassação de mandatos e a determinação de inelegibilidade devem ser decisões soberanas do Congresso. Ubiratan Sanderson alega que o julgamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi uma perseguição ao ex-presidente e aos políticos de direita. Até mesmo parlamentares de partidos da base do governo Lula, como União Brasil e MDB, apoiam a proposta.
Com informações de Terra Brasil Notícias.