“Abriu-se um novo horizonte para o Pantanal, mostrando o potencial de unir o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”
ALTNOTÍCIAS
A afirmação é da prefeita de Santo Antônio de Leverger, a 30 km de Cuiabá, Franciele Magalhães, durante evento sobre o projeto de Bioeconomia que vem sendo desenvolvido pelas prefeituras da região pantaneira. Franciele enfatizou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado, com apoio direto do vice-governador Otaviano Pivetta, vem transformando a realidade do município.
“Vice-governador tem trabalhado para garantir investimentos que transformam a realidade de Santo Antônio de Leverger”, frisou a gestora.
Durante a reunião organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), que abordou a Bioeconomia e os arranjos produtivos do Pantanal para aproveitamento da árvore cambará e de pastagens nativas, no distrito de Mimoso, a prefeita destacou as melhorias realizadas no município, como o asfaltamento das MTs-040 e 361, a construção do Hospital Júlio Müller, a instalação da iluminação em LED e a revitalização da orla.
“Quando assumi a gestão, o Governo do Estado não estava presente como está hoje. Agora, temos investimentos que estão transformando a realidade do nosso município. Projetos como este, discutidos hoje, fortalecem nossa economia e mostram o compromisso do Governo e do vice-governador Otaviano Pivetta com Santo Antônio de Leverger e toda a região”, pontuou Franciele
O governador em exercício, Otaviano Pivetta, destacou a importância da continuidade dos projetos voltados para o desenvolvimento do Estado. “O que discutimos hoje, sobre o aproveitamento das pastagens nativas e do cambará, abriu um novo horizonte para o Pantanal, mostrando o potencial de unir o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. O Estado seguirá apoiando essas iniciativas, que geram oportunidades e fortalecem a economia do povo mato-grossense”, afirmou Otaviano Pivetta.
O presidente da Cooperativa de Pequenos Criadores de Gado Pantaneiro (CooperPantanal), Edésio Lucas Evangelista, também destacou o cambará como uma alternativa econômica viável e sustentável. “Praticamente todas as propriedades aqui têm cambará. Com apoio do governo, podemos transformar isso em uma fonte de renda que beneficie toda a região”, pontuou o produtor.
O evento reuniu autoridades estaduais e lideranças locais, como os secretário estaduais Allan Kardec (de Ciência, Tecnologia e Inovação) e Andreia Fujioka (Agricultura Familiar), o deputado estadual Max Russi, o presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá; e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Suelme Evangelista Fernandes.
Também estiveram presentes a reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquea; a presidente da Instância de Governança Pantanal Mato-grossense, Claudete Castro e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Aruaque Lotufo.